O programa Trato pelo Araújo, promovido pela Casan, iniciou a atividade educativa Cine Escola com alunos da rede municipal de São José. O projeto, que busca estimular a discussão sobre sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, começou em setembro e se estende até novembro, com exibições de documentários catarinenses seguidos de debates com os estudantes.
A primeira sessão ocorreu no dia 18 de setembro, na Escola do Mar (R. Heriberto Hulse, 4858 – Serraria, São José), e contou com a participação dos alunos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, do 9º ano. No dia seguinte, 19 de setembro, foi a vez do Centro Educacional Municipal Maria Iracema Martins de Andrade , com os estudantes do 7º ano.
O Cine Escola propõe uma experiência educativa combinando audiovisual e rodas de conversa sobre temas ambientais, como a preservação da água e o desenvolvimento sustentável. De acordo com o técnico coordenador do programa, Amon Klen, a iniciativa foi inspirada no sucesso de uma ação similar promovida em Florianópolis com o programa Trato pela Costa Norte, em Florianópolis.
“A recepção aos documentários e os debates foi tão positiva que decidimos trazer essa dinâmica para São José. Queremos que os jovens reflitam de maneira crítica e participativa sobre os desafios ambientais locais”, destaca Klen.
Programação segue até novembro
Além das sessões realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, outras escolas municipais de São José já têm datas agendadas para participar do Cine Escola nos próximos meses. Confira a programação:
10 de outubro – Centro Educacional Municipal Jardim Solemar , alunos do 9º ano
21 de outubro – Escola Professor Altino Corsino da Silva Flores , alunos do 8º ano
4 de novembro – EEB Prof. Palmira Lima Mambrini , alunos do 8º ano
11 de novembro – Centro Educacional Municipal Interativo, alunos do 8º ano
Sustentabilidade como eixo principal
Criado pela Casan e executado pela JPR Ambiental, o programa Trato pelo Araújo atua realizando vistorias e oferecendo assessoria gratuita nos imóveis de São José desde março de 2022, sempre com foco na conscientização ambiental. Agora, com a inclusão do Cine Escola, a proposta é engajar as novas gerações, abordando temas como o uso consciente da água e a preservação dos recursos naturais. Até setembro, o programa já realizou mais de 13.432 vistorias em quase 5 mil imóveis, ajudando a certificar mais de 3.356 deles. Atualmente, o foco das vistorias está nos bairros Kobrasol, Campinas, Barreiros, Bela Vista, Jardim Cidade, Nossa Senhora do Rosário, Floresta, Praia Comprida e Roçado.
O post Programa Trato pelo Araújo inicia Cine Escola com alunos de São José apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.