Projeto do Colégio La Salle Xanxerê incentiva o gosto pela matemática

Durante o mês de agosto e setembro, os alunos das turmas 171 e 172 do Colégio La Salle Xanxerê desenvolveram as atividades do projeto Pense Matemática, programa multiplataforma de matemática para escolas, com o objetivo de dar sentido à aprendizagem da disciplina, tornando o processo muito mais encantador e envolvente.

O Pense Matemática foi realizado com orientação do professor Maykon Willian Basilio. Foram disponibilizados uma série de recursos pedagógicos para desenvolver o pensamento matemático dos alunos com um programa complementar à grade curricular, com o objetivo de despertar o gosto pela área matemática nos anos escolares.

Todas as atividades do projeto foram desenvolvidas de forma prática, em equipe e algumas utilizando recursos tecnológicos, além de trabalhar com conceitos de reutilização de materiais, assim os alunos conseguiram visualizar na prática conceitos matemáticos e a sua importância no cotidiano, além de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico.

As atividades realizadas foram:

Um grande restaurante e o problema da fila – Como fazer a fila andar mais rápido?
Objetivos: Resolver situações-problema envolvendo a ideia de divisão. Realizar aproximações em relação a resultados. Solucionar problemas envolvendo raciocínios combinatórios simples.

Coding – Equilibrando-se sobre o abismo – Como realizar uma tarefa com um número menor de comandos?
Objetivos: Desenvolver o pensamento lógico para a resolução de problemas. Dividir grandes problemas em problemas menores para facilitar a resolução. Aprender comandos simples em linguagem de programação.

Som na caixa! – Por que instrumentos parecidos produzem sons diferentes?
Objetivos: Reconhecer que há elementos matemáticos envolvidos na produção de sons. Observar as variações ocorridas nos sons de acordo com as medidas do instrumento utilizado para produzi-lo.

Ponte sobre o Rio Moju – O que aconteceu com a ponte?
Objetivos: Reconhecer a propriedade da rigidez dos triângulos. Interpretar dados numéricos em textos.

Uma casa na palma da mão – Como se faz uma miniatura?
Objetivos: Perceber a razão e proporção presentes nas miniaturas. Utilizar e calcular a escala entre dois elementos.

Fonte: Fabíola Casagrande / Comunicação e Marketing La Salle Xanxerê

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
0Gostei0Amei0Haha0Hum0Triste0Raiva

0 Comments

Deixe um comentário