Uma moradora de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, foi vítima de criminosos que usaram a residência dela para aplicar o golpe do aluguel.
Em entrevista, Franciele Rissardi Rigo, que possui uma casa no bairro Quartel, em Videira, contou que o imóvel está para venda e foi ofertado por golpistas nas redes sociais para pessoas que buscavam aluguel na região.
A proprietária comenta que a ação deixou a família surpresa, já que até um chaveiro trocou a fechadura da casa a mando dos golpistas, sem o conhecimento dos verdadeiros donos.
Os proprietários, que moram no interior da cidade, só souberam do ocorrido através de vizinhos, que estranharam a presença de pessoas mexendo na residência. Além da fechadura trocada, os donos encontraram a chave dentro da caixinha do correio.
O artifício tem sido usado pelos golpistas para aumentar a impressão de que o anúncio é verdadeiro. Com isso, os golpistas poderiam levar as vítimas até o imóvel para verificá-lo.
Franciele relata que no mesmo dia em que descobriram que o imóvel estava sendo usado para aplicar o golpe do aluguel, um casal estava indo até a casa para conhecer e descobriram que haviam caído em um golpe.
Com a descoberta, a polícia foi acionada. Durante investigação, as autoridades constataram que no total, três pessoas já haviam sido vítimas do golpe com o mesmo anúncio.
Fique atento
De acordo com a Polícia Civil, uma dica importante para quem está em busca de um imóvel para alugar é pedir para fazer uma videochamada com o anunciante para verificar se ele realmente possui acesso à residência.
Certifique-se de que os preços descritos nos anúncios condizem com a localização e o período do aluguel. Anúncios com valores muito abaixo do mercado, podem ser indicativos de alguma prática ilícita.
Uma dica é procurar profissionais do ramo, como uma imobiliária. Isso poderá facilitar na hora de fechar o negócio e evitar fraudes. É importante também verificar se o endereço realmente existe e se é um imóvel residencial, o que pode ser feito através de sites de buscas e de mapas online.
Ainda segundo a Polícia Civil, na euforia de realizar um “bom negócio”, o locatário pode tomar decisões precipitadas. A pessoa deve desconfiar se houver insistências em receber algum valor de maneira muito rápida e adiantada, para não fechar negócio por impulso e acabar caindo em golpes.
Fonte: RBV