Por meio da hashtag #JeChieDansLaSeineLe23Juin (#EuDefecareiNoSenaDia23deJunho), parisienses estão supostamente organizando um “flashmob de cocô”
Uma hashtag um tanto quanto inusitado tem tomado conta das redes sociais! Um site recentemente criado e um algoritmo inteligente são as novas armas dos parisienses em uma campanha satírica contra o presidente Emmanuel Macron e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
tem tomado conta das redes sociais! Um site recentemente criado e um algoritmo inteligente são as novas armas dos parisienses em uma campanha satírica contra o presidente Emmanuel Macron e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
A ação gira em torno da hashtag #JeChieDansLaSeineLe23Juin, que se traduz como “Eu defecarei no Sena dia 23 de junho”, e está ganhando destaque nas redes sociais.
Os organizadores do protesto visam ridicularizar a promessa de Macron e Hidalgo de nadar no Sena para provar a limpeza do rio antes dos Jogos Olímpicos de 2024. Eles até criaram uma ferramenta online que calcula o tempo necessário para que os excrementos lançados de diferentes partes cheguem ao rio. A calculadora do site permite que os cidadãos insiram a distância em quilômetros de suas residências até Paris
e, ao clicar em “calcular”, recebem o momento exato para defecar de modo que seus dejetos cheguem ao Sena exatamente ao meio-dia do dia 23 de junho.
Se, de fato, os manifestantes vão seguir com o plano de defecar em massa no Rio Sena no dia 23, não sabemos, mas, ainda que com um tom sarcástico, a crítica tem rendido memes nas redes sociais.
O protesto surgiu como uma resposta ao plano governamental de gastar £ 1,2 bilhões (cerca de R$ 8 bilhões) na despoluição do Sena, um projeto que muitos franceses consideram excessivamente caro, especialmente em meio a outras questões sociais negligenciadas.
Glamour