O consumo de energia elétrica é um gasto inevitável para a maioria das famílias, mas é possível controlar com alguns ajustes nos hábitos diários. Uma prática comum, mas muitas vezes desconhecida, é o chamado consumo fantasma.
Esse é o gasto de energia que acontece mesmo quando os aparelhos estão aparentemente desligados, apenas estão conectados à tomada.
De acordo com um estudo da Agência Internacional de Energia, dispositivos em modo standby ou desligados podem representar até 10% do consumo energético doméstico. Isso equivale a um gasto de cerca de 1,6 quilowatts por dia.
Quais os vilões da energia elétrica?
Alguns aparelhos em particular são os grandes responsáveis por esse consumo fantasma. Conhecer os principais culpados e adotar medidas simples pode fazer toda a diferença na sua conta de luz.
1 – Ar-condicionado e aquecedores: Embora não estejam em funcionamento direto, sistemas de climatização, como ar-condicionado e aquecedores, podem consumir energia se não forem completamente desligados.
2 – Televisores, consoles de videogame e sistemas de som: Mesmo desligados, esses dispositivos permanecem em modo standby, prontos para serem acionados por controle remoto ou por comandos de voz, o que consome energia.
3- Carregadores de celular e outros dispositivos: Se todos os carregadores da casa forem deixados plugados sem necessidade, o impacto no consumo pode ser significativo. A solução é desconectá-los da tomada após o uso.
4 – Roteadores de internet: Uma dica prática para reduzir o consumo é desligá-los quando ninguém estiver em casa, o que pode gerar economia no longo prazo.
ND+