Um quati surpreendeu policiais militares rodoviários ao tentar “pegar uma carona” na viatura da equipe, que estava estacionada na Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no Sul catarinense. Imagens flagraram a ousadia do animal.
Os registros foram compartilhados pela Polícia Militar Rodoviária nas redes sociais nessa terça-feira (8). “‘Juro que tentei pegar uma carona com o pessoal da PMRv até o mirante do alto da Serra do Rio do Rastro, mas eles acharam melhor que eu fosse a pé!’, essa seria a fala do quati”, diz a postagem.
O momento fofura viralizou entre os internautas. “Até os animais gostam da nossa gloriosa polícia”, comentou um usuário. O quati, comum naquela região, também caiu na graça da internet. “Oh, dó, pedindo por favor”, “fofinho”, “Foi a pé, tadinho”.
O que o quati queria de fato?
Segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, o quati estava à procura de alimento. “Muitas vezes, as pessoas acabam alimentando esses animais. E nessa região isso tem acontecido com frequência. Eles, então, acabam se acostumando com os humanos, o que não é muito natural, como nesse caso, que tentou entrar no carro, justamente para procurar comida”, explica.
O quati é um animal silvestre e nativo das matas catarinense. Na Serra, é visto com frequência pelos visitantes. “Ele se alimenta de frutas e pequenos animais. As pessoas não precisam ter medo dele. O ideal é só não chegar muito perto nem alimentá-lo, é admirar de uma certa distância”, orienta Giba.
Fonte: ND+