Há cinco dias em ação no Pantanal sul-mato-grossense, a equipe composta por 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem desenvolvido diversas ações na região de atuação, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.
O comboio iniciou a viagem rumo ao MS na quarta-feira, dia 28, por determinação do Governador Jorginho Mello, para atuar em apoio ao combate aos incêndios florestais que assolam a região.
No primeiro momento, foi feito um alinhamento das ações junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Posteriormente, a equipe se direcionou ao município de Aquidauana, porta de entrada do bioma Pantanal.
No início da atuação, foram mais de 10 horas de combate direto às chamas. Devido às condições, o trabalho foi dividido em diferentes etapas. Os trabalhos de controle do fogo ocorrem mais ao final do dia até a madrugada.
O capitão do CBMSC, Ricardo Bianchi, explica como vem sendo realizado o trabalho de combate às chamas:
SONORA
Devido às características da região e do bioma, a operação tem exigido um trabalho conjunto entre os órgãos: Exército, Corpo de Bombeiros Militar e aviões do Ibama.
Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.
O post Queimadas no Pantanal: bombeiros de Santa Catarina completam cinco dias de combate às chamas apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.