Para Michele Merrell, integrante do comitê estadual republicano do condado de Broward, na Flórida, a nomeação de Lara Trump no RNC fez “total diferença”.

“A arrecadação de fundos está nas alturas… Não estávamos indo muito bem antes. A mudança na liderança tem feito toda a diferença”, disse ela. “Reacendeu a festa, realmente reacendeu.”

Alguns veem paralelos entre o papel de Lara e Eric Trump nesta campanha presidencial e o de Jared e Ivanka em 2016. No entanto, Eric tem um papel de destaque na Organização Trump e provavelmente atuaria como olhos e ouvidos para o extenso império de negócios do pai caso ele vença a corrida para a Casa Branca.

Lara está posicionada para continuar sua ascensão no Partido Republicano. Mas há outro Trump que também pode ter a pretensão de construir uma dinastia política, segundo Eric Cortellessa.

“Don Jr diz que não está interessado em política, mas todos ao seu redor, incluindo a cunhada e o irmão, acham que ele tem interesse”, disse ele.

“Na verdade, Lara Trump me disse em uma entrevista recente – ‘se houver algum Trump que vá concorrer a um cargo superior, fique de olho no Don’.”

Eric e Don Jr são uma presença constante no entorno do pai e fizeram-se ainda mais próximos após o atentado. Eles também teriam sido algumas das vozes mais ouvidas no processo de escolha de J.D. Vance como companheiro de chapa de Trump.

Donald Trump Jr., Eric Trump, co-presidente do Comitê Nacional Republicano Lara Trump, e Tiffany Trump participam do primeiro dia da Convenção Nacional Republicana de 2024

CRÉDITO,GETTY IMAGES

Legenda da foto,Lara, o marido Eric e o irmão mais velho Don Jr surgiram como as principais vozes da família na campanha de Donald Trump

Don Jr, um dos favoritos da base política Make America Great Again (Maga), apareceu choroso na noite de segunda-feira, quando Donald Trump entrou no centro de convenções, para dar as boas-vindas ao pai.

Em um evento paralelo à convenção, ele falou carismaticamente do lado mais leve de seu pai – e de como sua cunhada falou dele como avô e chefe de família.

Ele até apresentou no palco a filha de 17 anos, Kai Trump, que descreveu Donald Trump como um “avô normal”.

É uma estratégia de relações públicas que tenta reduzir os ataques dos democratas a Trump como uma ameaça autoritária à democracia caso ele retorne ao cargo.

“Estamos tendo conversas do tipo que mudam o mundo e ele interrompe e fala sobre os netos por 15 minutos”, disse Don Jr à sala.

Mas a ênfase na unidade e no amor da família não esconde a ausência de alguns membros-chave até agora na Convenção Nacional Republicana.

A esposa de Trump, Melania, raramente aparece em público com o marido e não é vista publicamente a seu lado desde o atentado.

O filho Barron, de 18 anos, também ainda não apareceu na convenção. Ele foi mantido fora dos olhos do público por anos, mas foi ovacionado em um recente comício de Trump em Miami, sinalizando que pode também ter um futuro político.

Linda Stoch, vice-presidente do Club 47 USA, que recebeu Trump em seu 78° aniversário em junho, rejeitou a ideia de que Melania e Barron não apareceriam na convenção.

“A família sempre esteve com ele, desde o primeiro dia”, disse ela.

Quando perguntada se via algum membro da família Trump liderando a próxima fase política da Maga, Stoch disse que teríamos que esperar para ver.

Ela então fez uma pausa e acrescentou: “Talvez Barron”.

bbcnews.com