Um estudo feito com mais de 30 mil animais revelou a raça de cachorro que lidera o ranking de menor expectativa de vida
Uma raça de cachorro, apesar de muito popular, também foi revelada como a de menor expectativa de vida: o bulldog francês. Um estudo revelou o motivo que da raça viver pouco tempo, comparado a outros cães.
O projeto VetCompass, publicado pelo Royal Veterinary College, na Inglaterra, reuniu dados de mais de 30 mil cachorros, que morreram entre 2016 e 2020 no Reino Unido.
Segundo o estudo, a expectativa média de vida dos cães é em torno de 11 anos. O gênero também pode influenciar, fêmeas vivem um pouco mais do que os machos
Apesar da média ser considerada alta, nem toda raça de cachorro apresenta resultados positivos em relação à longevidade.
A pesquisa mostrou resultados genéticos sobre a longevidade de algumas raças de cães, e o Bulldog francês foi o líder da lista de menor expectativa de vida.
Bulldog francês tem a menor expectativa de vida
O estudo concluiu que a raça do bulldog francês tem uma expectativa de vida particularmente baixa, de aproximadamente quatro anos e meio.
A raça de cachorro se tornou muito popular entre os tutores de pet. Apesar disso, também é conhecida por possuir inúmeros problemas de saúde, devido à suas características genéticas.
O bulldog francês é uma raça de cachorro branquicefálica, com fucinho pequeno e achatado, essas particularidades tornam o animal propenso à problemas respiratórios e cardiovasculares.
Outras raças que não possuem alta expectativa de vida
Bulldogs franceses não são os únicos com baixa expectativa de vida. Outras raças braquicefálicas, como o Bulldog Inglês e o Pug vivem em média apenas 7 anos.
O estudo também mostrou que cães castrados vivem mais em comparação com os que não o são, provavelmente devido ao risco reduzido de doenças relacionadas com o aparelho reprodutor, como tumores e cânceres.
Além disso, a localização geográfica e os cuidados específicos que os cães recebem também influenciam significativamente. Por exemplo, o Golden Retriever tem uma vida média de 14,1 anos no Japão, mas apenas 10,5 anos na Dinamarca.
Isso sugere que as práticas locais de criação, a dieta e os sistemas de saúde da região fazem uma grande diferença no tempo de vida do animal.
Busque ajuda veterinária
Por isso, sempre é recomendado buscar ajuda veterinária, para ter certeza que seu animal está recebendo os cuidados necessários para ter uma vida longa e saudável.
ndmais