Cerca de 18 radares instalados na BR-282 terão a velocidade reavaliada. Os equipamentos estão instalados entre Campos Novos, no Meio-Oeste a São Miguel, no Extremo Oeste – que abrange o trecho da rodovia de Chapecó.
Conforme apurado pelo ClicRDC, há um processo aberto no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para reavaliação da velocidade máxima de todos os radares da BR-282. Leva um tempo para realizar a mudança, mas todos os equipamentos estão passando por reavaliação neste momento.
A alteração deve ocorrer após o pedido de diversas entidades, vereadores, prefeitos e deputados que questionam a instalação dos aparelhos, principalmente, os que estipulam a velocidade em 40km/h.
Equipamentos derrubados e atingidos por tiros
Como forma de protesto e de pedido para que ocorra a mudança, alguns equipamentos instalados na rodovia tem sido alvo de vandalismo. Um exemplo disso, é o radar instalado no trecho conhecido como Curva dos Coelhos que foi atingido três vezes por tiros. O último registro foi nesta quarta-feira (23).
Por meio da assessoria de imprensa, o Dnit informou que o aparelho será avaliado, mas caso haja avaria, não há prazo para substituição.
Ainda no início deste mês, o radar instalado entre os dois trevos de acesso ao município de Xaxim, Oeste de Santa Catarina, que estipulava a velocidade do local em 40 km/h foi derrubado. O equipamento não foi consertado e não tem data prevista para ser reinstalado.
Fonte: Clic RDC