O rei Charles III do Reino Unido foi coroado no sábado (06), com a coroa de St. Edward, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia ocorreu quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, a mais longeva da história britânica.
Aos 74 anos, Charles assume a função em um momento delicado, com a economia britânica pressionada pela inflação e com a família real envolvida em uma série de polêmicas.
Logo na abertura da cerimônia, Charles foi recebido por Samuel Strachan, um corista da Capela Real, que lhe dá as boas-vindas, como “filhos do reino de Deus” e em nome do “Rei dos reis”. Sentado na Cadeira do Estado, Charles realizou o Juramento de Coroação, comprometendo-se a defender a lei e a Igreja da Inglaterra, e o Juramento da Declaração de Adesão, declarando-se um “fiel protestante”.
No momento da coroação do rei Charles III, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
Ao fim da Procissão de Coroação, o rei e a rainha fizeram uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham. Em seguida, a Força Aérea Real fez uma apresentação nos céus de Londres.
Camilla também é coroada
Casada com Charles, a rainha Camilla também foi coroada no evento. Ela deixa de ser chamada de “rainha consorte” e passa a ser nomeada apenas como “rainha”. A mudança, porém, é apenas uma questão de nomenclatura e não interfere nas funções ou no título oficial da esposa de Charles.
Oficialmente, Camilla é uma rainha consorte, que é o título dado à esposa do rei vigente. Em tese, uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge.
Fonte: Oeste Mais