Retorno do ex-presidente à Casa Branca foi confirmado na manhã desta quarta-feira (6); Trump venceu em estados considerados decisivos, como Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte
A vitória nos Estados Unidos, de Donald Trump, já repercute entre líderes de todo o mundo. Na manhã desta quarta-feira (6), o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que a eleição do republicano representa o “ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”.
Além dele, os primeiros ministros da Itália e Reino Unido, e presidentes de diferentes países, como França, Espanha e Alemanha, também publicaram mensagens parabenizando o republicano pelo retorno à Casa Branca.
A eleição do republicano foi confirmada assim que ele atingiu o número mínimo de 270 delegados nos estados do país. Às 7h35min (horário de Brasília), desta quarta, ele já havia garantido 277 votos, com o resultado mais recente de Wisconsin, que garantiu mais 10 votos no colégio eleitoral.
Vitória nos Estados Unidos é parabenizada por lideranças mundiais
Através do X (antigo Twitter), representantes de diferentes nações, ao redor do mundo, enviaram mensagens ao presidente eleito, que venceu em estados considerados decisivos, como a Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou que “a Itália e os EUA são nações irmãs, unidas por uma aliança inabalável, valores comuns e amizade histórica. É um vinculo estratégico, que estou segura que nos iremos fortalecer ainda mais”.
No Reino Unido, o primeiro-ministro, Keir Starmer, destacou a aliança entre os países ao parabenizar Trump. “Como os aliados mais próximos, ficamos ombro a ombro em defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e cooperação”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu os parabéns a Donald Trump “pela sua impressionante vitória”. Por outro lado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não tem planos de parabenizar o presidente eleito pela conquista. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Kremlin.
Bolsonaro parabeniza Trump e cita “ressurgimento de guerreiro”
Em duas postagens no X, uma em inglês e outra em português, o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), disse que a o retorno de Trump à Casa Branca é “o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”.
“Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente”, completou.
Bolsonaro ainda disse que “contra tudo e contra todos”, Donald Trump voltará para cumprir “sua missão de restaurar a grandeza de sua nação, proteger os interesses de seu povo e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade”.
O ex-presidente destacou que “esse triunfo é histórico” e “um marco que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia”. Ele espera que a ascensão do republicano “inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”.
Presidente da França diz que país trabalhará ao lado do republicano
O presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou no X que conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e destacou que “iremos trabalhar por uma Europa mais unida, forte e soberana neste novo contexto. Ao cooperar com os Estados Unidos da América e defendendo nossos interesses e valores”.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump e citou o “retorno histórico” à Casa Branca. Também através do X, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, cumprimentou Trump pela vitória e afirmou que vai trabalhar por uma “forte parceria transatlântica”.
ndmais