As obras de restauro do prédio histórico que abriga o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), órgão vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), têm sido palco de descobertas como vestígios de pinturas originais raras do século 19.
Os achados foram identificados por laudo técnico investigativo no edifício, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, no Centro de Florianópolis, e é tombado como patrimônio histórico municipal. A reforma será concluída até dezembro.
As prospecções investigativas em seis salas da casa, conduzidas pela arquiteta e urbanista Márcia Regina Escorteganha, descobriram no rodaforro de alguns cômodos da casa barras de florais compostas por rosas vermelhas e lírios azuis, além de folhas em tons de verde claro e musgo.
As obras de arte haviam sido cobertas por camadas de tintas comerciais ao longo do tempo, que são de difícil remoção e exigem cuidados nas intervenções do restauro.
Em algumas paredes, por exemplo, foram identificadas até cinco camadas de tinta diferentes. O fundo da parede original da casa é da cor verde claro, decorado com espirais verde esmeralda.
De acordo com o laudo técnico, as pinturas florais raras originais estão frágeis e precisam de tratamento para não perderem os vestígios ainda existentes.
Abaixo da barra de florais a equipe localizou também um barrado vermelho-bordô vertical e horizontal que faz conjuntamente a moldura dos cantos das paredes como uma moldura de requadro do fundo. Em uma das salas também foi encontrado ainda um papel de parede colado sobre argamassa de cal com motivos decorativos coloridos e arabescos dourados.
O professor Celso Carminati, diretor-geral da Udesc Faed, comentou sobre a importância catalogada destas obra para os pesquisadores:
SONORA
As obras de restauro no casarão histórico do IDCH da Udesc Faed foram iniciadas em agosto de 2023 e exigem procedimentos de alta complexidade.
A reforma do imóvel, um investimento de quase R$ 2 milhões pela universidade, era demandada pela Udesc Faed desde 2009, quando a edificação começou a apresentar problemas no telhado e em sua estrutura.
Em 2021, o prédio precisou ser interditado e os acervos e demais materiais de pesquisa foram removidos de forma provisória para outro endereço (na Rua Lauro Linhares, nº 2.055, Sala 602, Torre Flora, Bairro Trindade, em Florianópolis).
O post Restauro de casarão histórico da Udesc Faed descobre pinturas originais raras apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.