Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Rio do Sul
Em Rio do Sul, o Dia da Árvore, 21 de setembro, foi celebrado com a inauguração do Jardim Botânico da cidade, que também marcou a chegada da Primavera. O espaço conta com uma área de 20 hectares, e foi estruturado com recursos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no valor de R$1,3 milhão, a partir de um acordo com o Ministério Público catarinense. A quantia empreendida, foi parte de uma medida compensatória por danos ambientais, que reflete no retorno da preservação da fauna e no potencial ecológico da região.
O primeiro Jardim Botânico do Alto Vale do Itajaí conta com trilhas, mirantes e cachoeira, em áreas voltadas para o turismo ecológico, e ainda, 300 espécies de mata nativa catalogadas, como palmiteiros, garapuvus, palmeiras e araucárias. No espaço do parque também foram instalados viveiros de bromélias e orquídeas e uma coleção de 100 espécies de cactos.
No acordo entre a CASAN e o MPSC também ficou estabelecido a construção de uma uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender a região até 2025 e reafirmar o compromisso da Companhia em garantir abastecimento de qualidade. Em maio deste ano, foi inaugurado na cidade cinco novos reservatórios feitos de aço inoxidável para os bairros Bela Aliança (250 mil litros), Boa Vista (200 mil litros), Canta Galo (250 mil litros) Rio Lontras (300 mil litros) e Santa Mônica (200 mil litros).
Os cinco reservatórios somam juntos um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões e abastecem cerca de 15 mil moradores de Rio do Sul (20% da população da cidade) e 6,5 mil de Lontras (50% da população).
O post Rio do Sul ganha Jardim Botânico fruto de acordo entre Casan e Ministério Público de SC apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.