Temperaturas baixam ainda mais e deve haver sensação negativa em algumas regiões
O frio vai se intensificar em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15/05) e não se descarta temperatura mínima negativa em alguns municípios da serra e no sul do Estado. Além disso, haverá formação de geada em várias localidades do interior gaúcho, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A capital Porto Alegre registrou mínima de 10°C nesta terça-feira (14/05), a menor temperatura do ano verificada até aqui. Nesta quarta-feira, o amanhecer na cidade deve ter mínima de 7ºC e a máxima ao longo do dia será de 15ºC. O município de Quaraí (RS), localizado na região da campanha gaúcha, teve nesta terça, a temperatura mais baixa do ano até o momento: 1,8°C.
As geadas devem ocorrer na fronteira com o Uruguai, na serra do sudeste e campanha. Além disso, o vento sul vai reduzir a sensação térmica podendo atingir temperaturas negativas. À tarde, as temperaturas podem subir no Estado, já que a previsão é de sol, e sem chuva, mas os termômetros não passam de 17ºC, informa a Metsul Meteorologia.
O alerta laranja do Inmet com indicação de perigo para declínio acentuado de temperaturas segue ativo para os três Estados do Sul, além de parte de Mato Grosso do Sul.
Outros dois alertas laranjas indicam ocorrência de geada no sudoeste, sudeste, centro-oriental, centro-ocidental do Rio Grande do Sul e região metropolitana de Porto Alegre. Outro ponto em atenção reúne o Vale do Itajaí, grande Florianópolis, região serrana, sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. “Risco de perda de plantações e temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC”.
Na quinta-feira (16/05), a madrugada deve ser ainda mais fria com previsão de 5°C de temperatura mínima. A nebulosidade deve retornar ao Estado e volta a chover pela manhã em alguns pontos, mas na maioria das regiões de tarde para a noite, até com forte intensidade e trovoadas em alguns pontos.
GR