Ampliar e fortalecer o poder naval para proteção das nossas riquezas e defesa da soberania nacional.
Esses são os objetivos do Programa Fragatas Classe Tamandaré, o mais inovador e moderno projeto naval do Brasil que está sendo desenvolvido integralmente no Estaleiro Brasil Sul em Itajaí.
Nesta terça-feira, o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, e o diretor de indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, receberam o diretor presidente da Águas Azuis, Fernando Queiroz e a diretora de relações internacionais da Embraer, Verônica Prates.
O projeto vai construir quatro fragatas, embarcações que irão ajudar a Marinha do Brasil a garantir a soberania do território nacional e proteger as riquezas naturais do país.
As fragatas classe Tamandaré terão 107,2 metros de comprimento, boca máxima de 15,95 metros, deslocamento de 3,5 mil toneladas, sensores de última geração, além de excepcional estabilidade e adaptabilidade, com centro de sobrevivência “two island philosophy”, projeto modular para múltiplos usos, conferindo alta capacidade de combate e resiliência no mar.
Ela comporta 136 tripulantes, mais um helicóptero, capaz de realizar operações antissubmarino, e um drone, veículo não tripulado, com capacidade para pouso e decolagem verticais.
Repórter: Kenia Casagrande
O post Santa Catarina abriga um dos maiores projetos da área de defesa em andamento no País apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.