Santa Catarina aderiu à definição de antissemitismo estabelecida pela IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto).
O governador Jorginho Mello assinou o documento na tarde desta quinta-feira, 10, em reunião com o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, representantes da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), da Associação Israelita Catarinense, e do secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulinho Bornhausen.
Assim como Santa Catarina, outros estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas e Minas Gerais, também formalizaram a adesão reforçando o posicionamento institucional no combate ao antissemitismo – que vai desde o preconceito, a discriminação, até atos de violência praticados contra o povo judeu.
Para o governador, esse tipo de comportamento não condiz com Santa Catarina que é um povo que trabalha, de gente de bem, que respeita regras e pessoas.
A medida foi elogiada pelos representantes das entidades israelitas. Segundo o cônsul, esse gesto importa muito e reforça que o caminho para fortalecer o combate contra a intolerância e a violência passa pela educação, especialmente dos jovens e crianças, na desmistificação de narrativas que contribuem para o antissemitismo.
Repórter: Kenia Casagrande
O post Santa Catarina assina acordo para reforçar ações de combate ao antissemitismo apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.