Santa Catarina registrou um marco histórico ao ultrapassar em outubro a marca de 200 mil novas empresas constituídas em 2024.
Este avanço destaca a solidez e a atratividade do Estado para novos negócios, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação. Com o acréscimo, o Estado tem hoje 1,46 milhão de empresas ativas.
O resultado demonstra que a criação de empresas está em ritmo acelerado no Estado. Isso porque, entre janeiro e outubro de 2023, o volume de empresas constituídas foi de 194 mil.
Agora, no mesmo período de 2024, chegou a 216.605. Ou seja, uma alta de 11,1%. Na comparação com 2022 o percentual é ainda maior, alta de 17,2%.
O aumento reflete o impacto das inovações do Governo de Santa Catarina, por meio da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que tem investido em iniciativas como a transformação digital e o incentivo ao empreendedorismo jovem.
Assim, essas ações têm facilitado a criação de empresas, atraindo empreendedores para explorar novas oportunidades no Estado.
A presidente em exercício da Jucesc, Fabiana Everling, destaca que o mercado atual exige cada vez mais um cenário menos burocrático sem deixar de primar pela segurança jurídica que o cidadão catarinense anseia:
SONORA
Entre os destaques deste crescimento está a presença significativa de mulheres empreendedoras, que registraram um aumento expressivo entre as novas empresas em 2024, evidenciando o protagonismo feminino no cenário empresarial catarinense.
Do total de 216 mil empresas constituídas entre janeiro e outubro, a maioria, 161 mil (74%) são Microempreendedores Individuais (MEIs).
Também foram constituídas 51 mil (24%) empresas de sociedade limitada e 3 mil (1,4%) como companhia de empresário individual, entre outras modalidades.
O post Santa Catarina supera marca de 200 mil empresas abertas em 2024 apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.