Foto: Nohlan Hubertus/Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN)
Programa STeP Fellowship é oportunidade internacional para pesquisadores em Santa Catarina
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Interamericano para a Pesquisa em Mudanças Globais (IAI), anuncia o lançamento do edital Fapesc-IAI STeP Fellowship Program. O programa de bolsas proporciona a oportunidade de doutores, que almejam aprofundar seus conhecimentos e adquirir experiência prática em diplomacia científica e cooperação técnica, atuarem como agentes de transformação em órgãos estaduais, federais e internacionais.
São parceiros da iniciativa a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Relações Exteriores (MRE – Itamaraty), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTI, Carlos Matsumoto, é o “embaixador do programa no Brasil”, que vai capacitar a primeira geração de assessores científicos no tema de bioeconomia, para apoiarem os tomadores de decisão na interface entre ciência e políticas públicas, com foco em questões ambientais, sociais e econômicas.
Ao longo de um período de dois anos, os selecionados receberão treinamento e supervisão de mentores nacionais e internacionais para desenvolver habilidades em liderança, comunicação, negociação e formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas, fomentando a bioeconomia no Brasil e nas Américas.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, acredita que “o STeP Fellowship será um catalisador de transformação, formando uma nova geração de líderes capazes de conectar a ciência com a ação política, impulsionando soluções inovadoras para os desafios contemporâneos. Convidamos todos os pesquisadores catarinenses que se dedicam a construir um futuro mais sustentável a se inscreverem nesse programa.”
Oportunidade para pesquisadores catarinenses
Em Santa Catarina, a iniciativa busca fortalecer as capacidades humanas e institucionais para a promoção de ações estratégicas que visem formulação de políticas públicas com base no conhecimento científico. Além disso, o programa propõe a integração, troca de informações e de boas práticas entre os fellows (participantes) catarinenses e os de outros países do continente americano, bem como intercâmbio com fellows anteriores que hoje atuam como líderes e assessores de tomadores de decisão em 14 países diferentes. Isso viabiliza o fortalecimento de agendas de interesse mútuo entre os governos, empresas e centros de pesquisas comprometidos em alavancar os resultados da Agenda 2030 nas Américas.
Foto: Nohlan Hubertus/Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN)
Como participar
Pesquisadores com doutorado, interessados em participar do Fapesc-IAI STeP Fellowship Program devem atender aos seguintes critérios:
Ser catarinense ou residente no estado de Santa Catarina (catarinenses vivendo no exterior que atendam aos critérios abaixo poderão aplicar);
Ter concluído o doutorado nos últimos cinco anos;
Apresentar certificação de fluência em inglês e nível intermediário em espanhol;
Apresentar uma proposta de Plano de Trabalho alinhada à linha estratégica de fomento ao desenvolvimento da bioeconomia em Santa Catarina, com aplicabilidade a outros estados do Brasil e correlacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU);
Ter dedicação de 30 horas semanais e disponibilidade para residir em Brasília durante a vigência da bolsa.
Expandindo oportunidades de colaboração
A Diretora Executiva Adjunta e Diretora de Capacitação do IAI, Marcella Ohira, ressalta que “o programa STeP do IAI é único e o primeiro a formar assessores científicos nos países da América Latina e do Caribe. Desde 2020, noventa fellows de 16 países, 27 nacionalidades e 55 disciplinas científicas de graduação avançada já passaram pelo programa.
Para melhorar a conectividade, os fellows do Science, Technology and Policy – STPF (Ciência, Tecnologia e Política) da American Association for the Advancement of Science – AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) dos EUA e do programa Mitacs do Canadá participam do SteP promovendo uma rede interamericana de profissionais com formação científica, interessada em contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas e privadas que promovam o desenvolvimento sustentável.
Todos os SteP fellows participam de projetos de diplomacia científica em temas de interesse de suas instituições anfitriãs colaborando em tópicos transfronteiriços e de relevância regional e global”.
Foto: Nohlan Hubertus/Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN)
Amplificando as oportunidades de alianças dos fellows e dando suporte aos desafios da SEF, MCTI, MRE e MDIC no fortalecimento de projetos e programas em bioeconomia, o MCTI, com a colaboração do Centro de Diplomacia Científica do IAI, realizará o I Workshop de Diplomacia Científica em 2024. Já a Fapesc sediará o I Workshop de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Diplomacia Científica em 2025 e, em aliança com o IAI, a edição de 2026 da Conferência de Liderança do STep Fellowship Program em Florianópolis.
Para mais informações e inscrições do Fapesc-IAI STeP Fellowship Program, acesse o edital completo no site da Fapesc ou entre em contato com bolsas@fapesc.sc.gov.br
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Marcos Oliveira / Assessor Científico / marcos.oliveira@fapesc.sc.gov.br
Gabriella Servi / gabriella.servi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794
O post Santa Catarina terá edital para formar assessores científicos e líderes em ciência e políticas públicas apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.