A central de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil vem registrando em Santa Catarina dias com forte presença de fumaça no ar. Esse fenômeno é causado pelo transporte de fumaça das queimadas em outras regiões do país, como Amazônia e Centro-Oeste, que é trazida pelos ventos de norte e, em particular, pelo Jato de Baixos Níveis (JBN).
Em Santa Catarina, a fumaça tem sido percebida principalmente durante o entardecer e o amanhecer, quando o céu assume uma coloração avermelhada.
De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Fernando Rafael, nos próximos dias, a passagem de uma frente fria pelo estado deve trazer um alívio temporário para a concentração de fumaça, devido à chuva e à mudança nos ventos:
SONORA
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
O post Santa Catarina volta a registrar presença de fumaça vinda da Amazônia e do Centro-Oeste apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.