Os investimentos em segurança no Porto de São Francisco do Sul foram destaque durante o Encontro Nacional Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias, esta semana, em Brasília.
No painel “Iniciativas para ampliar a segurança nos complexos portuários”, o presidente do Porto, Cleverton Vieira, anunciou as inovações tecnológicas adotadas no terminal do Norte catarinense nos últimos 18 meses, quando foram investidos R$ 25 milhões.
Uma das principais obras de modernização foi o novo sistema de controle do acesso ao Terminal Graneleiro (TG), responsável pelo armazenamento de soja e milho, principalmente, como explica o presidente:
SONORA
Outro benefício foi a instalação de 12 câmeras de leitura de placas de caminhões e identificação de cada vagão de trem que leva carga ao Porto, por meio do Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR)”, afirmou.
O sistema permite a conexão online com a Receita Federal para o envio das informações das diferentes cargas e, ao mesmo tempo, possibilita a integração dos novos dispositivos ao sistema interno do Porto, chamado Portonet, que gerencia as descargas rodoferroviárias no TG.
O controle de acesso ao Terminal Graneleiro também foi modernizado, com quatro novos equipamentos que identificam os caminhoneiros por meio da biometria digital, além da automação dos portões.
Em 2024, também houve grandes investimentos na área de Tecnologia da Informação, com a compra de dois storages, para armazenamento de imagens, e 10 servidores de Internet.
O monitoramento do Porto conta agora com o novo software, o Genetec. Trata-se de um sistema avançado de gerenciamento de segurança e monitoramento que tem sido cada vez mais adotado em terminais portuários. Ele oferece uma gama de funcionalidades para aprimorar a segurança e a eficiência operacional.
O post São Francisco do Sul investe R$ 25 milhões no aprimoramento da segurança portuária apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.