Saúde: entenda como surge a cárie

Um dos problemas bucais mais comuns enfrentados pelas pessoas é a cárie. A doença acontece quando há um desequilíbrio no meio bucal. Se não for tratada lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade.

A cárie se forma a partir do Streptococcus Mutans, um dos principais microrganismos que gera a placa.

Segundo a dentista Silvia Castagna Heinzen, diretora da Odonto Excellence de Xaxim, o maior fator de risco para o surgimento de cárie, é a falta de cuidado adequado com a higiene bucal. Quando restos alimentares são mantidos na boca, o pH salivar fica ácido, o que favorece o acúmulo desse germe.

Fatores de risco

  1. Má higiene bucal, que resulta no acúmulo de placa bacteriana,
  2. Alimentação baseada em alimentos que estimulam o desenvolvimento da cárie dentária, como os ricos em carboidratos fermentáveis.
  3. Alterações imunológicas que podem alterar a composição salivar e fazer com que haja menos proteção por parte da saliva.

Cuidados

O melhor tratamento sempre é a prevenção. Porém  se você descobriu que tem cáries o indicado procurar um dentista para realizar o tratamento.

Essa matéria foi produzida junto com a equipe da Odonto Excellence, uma rede de clinicas presentes em vários países, e agora também em Xaxim/SC. Contato (49) 2020-8332 ou WhatsApp (49) 99836-0838

Responsável Técnica Silvia Castagna Heinzen – CRO 9876 – EPAO 2806

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
3Gostei0Amei0Haha0Hum0Triste0Raiva

0 Comments

Deixe um comentário