Um dos problemas bucais mais comuns enfrentados pelas pessoas é a cárie. A doença acontece quando há um desequilíbrio no meio bucal. Se não for tratada lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade.
A cárie se forma a partir do Streptococcus Mutans, um dos principais microrganismos que gera a placa.
Segundo a dentista Silvia Castagna Heinzen, diretora da Odonto Excellence de Xaxim, o maior fator de risco para o surgimento de cárie, é a falta de cuidado adequado com a higiene bucal. Quando restos alimentares são mantidos na boca, o pH salivar fica ácido, o que favorece o acúmulo desse germe.
Fatores de risco
- Má higiene bucal, que resulta no acúmulo de placa bacteriana,
- Alimentação baseada em alimentos que estimulam o desenvolvimento da cárie dentária, como os ricos em carboidratos fermentáveis.
- Alterações imunológicas que podem alterar a composição salivar e fazer com que haja menos proteção por parte da saliva.
Cuidados
O melhor tratamento sempre é a prevenção. Porém se você descobriu que tem cáries o indicado procurar um dentista para realizar o tratamento.
Essa matéria foi produzida junto com a equipe da Odonto Excellence, uma rede de clinicas presentes em vários países, e agora também em Xaxim/SC. Contato (49) 2020-8332 ou WhatsApp (49) 99836-0838
Responsável Técnica Silvia Castagna Heinzen – CRO 9876 – EPAO 2806