A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quarta, 11, em Florianópolis, o evento “Certificação Estadual de Boas Práticas para eliminação da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B”.
O objetivo é discutir os desafios relacionados à prevenção da transmissão de doenças da mãe para o bebê em Santa Catarina, bem como certificar os municípios que apresentaram indicadores epidemiológicos de redução dos casos.
A transmissão vertical de doenças infecciosas é o processo pelo qual uma mãe infectada pode passar a doença para o feto ou recém-nascido durante a gestação, parto ou amamentação.
As doenças de maior preocupação nessa categoria são HIV, sífilis e hepatite B, pois podem ser transmitidas durante a gestação, em decorrência da ausência de diagnóstico precoce e sem tratamento adequado e oportuno.
Para a médica infectologista e gerente de IST, HIV/AIDS E Doenças Infecciosas Crônicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Regina Valim, o encontro marca o avanço dos cuidados contra a transmissão vertical no estado e impacta positivamente o serviço prestado à população:
SONORA
O post Saúde Estadual promove encontro para discutir formas de eliminar a transmissão do HIV, Sífilis e Hepatite B da mãe para o bebê apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.