Transformar Santa Catarina em grande polo tecnológico, conectando todas as regiões do estado para que haja cada vez mais soluções inovadoras com base em demandas regionais é uma das premissas do novo programa SC Mais Inovação.
Lançado nesta segunda-feira, 21, em Florianópolis, pelo governador Jorginho Mello, o programa pretende, até 2026, fazer com o que o setor alcance uma fatia de 10% do PIB catarinense – hoje o índice é de 7,5% – e gere mais 29 mil vagas na área, que já emprega atualmente 86 mil pessoas.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), vai ainda implantar, até 2026, nove Centros de Inovação, que se somarão aos 15 já existentes. Para 2025, já estão previstos pelo Estado R$ 24 milhões em investimentos, 20% a mais do que neste ano.
Segundo o governador Jorginho Mello, o decreto faz com que o estado de Santa Catarina ‘respire’ tecnologia e inovação:
SONORA
Para ampliar ainda mais a articulação entre atores envolvidos como Estado, iniciativa privada, universidades e sociedade civil, o programa prevê a disponibilização de 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do estado, aproximando as demandas locais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).
O secretário da SCTI, Marcelo Fett, explica que o programa é o fortalecimento da rede catarinense de inovação:
SONORA
Durante o evento de lançamento foi assinado um convênio com a Acafe no valor de R$ 4,4 milhões para ampliar a articulação entre setor público e pesquisa.
A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, destacou que esta é uma nova fase da tecnologia e inovação no Estado:
SONORA
Outras ações previstas pelo SC Mais Inovação estão em https://estado.sc.gov.br/noticias/
O post SC Mais Inovação: programa estadual vai ampliar Rede de Centros de Inovação e pretende gerar 29 mil novas vagas no setor apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.