A última pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) sobre o Índice de Competitividade dos Estados revela que o Estado de Santa Catarina é o primeiro em termos de segurança pública.
Foram estudados diversos itens em 26 Estados e no Distrito Federal. Os números confirmam o que vem sendo enfatizado e reconhecido em Brasília e por outras análises sobre o desempenho geral dos Estados. Isto é, Santa Catarina com a melhor Polícia Militar do Brasil, o que também vem sendo comprovado nos últimos meses por incontáveis intervenções nos mais diferentes setores para combate da criminalidade.
Da mesma forma, a qualificação da Polícia Civil tem sido um fator decisivo para a prisão dos criminosos e as ações preventivas contra novos delitos em todo o território.
Esta posição privilegiada viralizou na Internet, com comparativos inevitáveis. Santa Catarina lidera porque tem altos índices de desenvolvimento humano, população ordeira e trabalhadora e nunca foi governada pelo PT ou partidos radicais de esquerda.
Na outra ponta, aparece a Bahia, Estado que há 17 anos é comandado pelo PT. Está em 24º lugar no ranking nacional sobre segurança pública. E na lanterna sobre o capital humano, contra o primeiro lugar neste quesito conquistado pelos catarinenses.
No cômputo geral do ranking, Santa Catarina desponta em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo, e seguida pelo Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Dos 26 Estados pesquisados, 16 estão situados no norte e nordeste do Brasil.
Fonte: ND+.
Imagem: Secom.