Começou nesta terça, 12 e segue ao longo desta quarta, 13, o II Seminário Estadual de Vigilância do Óbito, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis.
O objetivo do evento é ampliar as discussões sobre o cenário epidemiológico da mortalidade em Santa Catarina e promover ações para redução das mortalidades maternas, infantis e fetais.
Além disso, há o lançamento do Protocolo Estadual de Coleta de Amostras Post-Mortem em Casos Suspeitos de Doenças de Interesse Epidemiológico.
A ideia é orientar equipes e estabelecimentos de saúde quanto à forma correta de coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas, que serão estudadas para confirmar a causa da morte de um paciente e direcionar políticas públicas de saúde e vigilância epidemiológica do SUS.
A gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Aline Piaceski Arceno, comenta sobre a importância dos dados corretos para a construção de políticas públicas de redução da mortalidade:
SONORA
O post Secretaria de Saúde de SC promove II Seminário Estadual de Vigilância do Óbito e lança Protocolo de Coleta de Amostras apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.