Fotos: Divulgação
Integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Rio Janeiro começaram na manhã desta quarta-feira, 05, a realizar uma visita técnica às forças policiais de Santa Catarina em busca de melhorias e aprimoramentos em áreas que abrangem, por exemplo, sistemas de integração e tecnologia.
No Estado catarinense, os policiais do Rio de Janeiro assistirão a apresentações de ferramentas importantes para as forças de Segurança. Uma delas é o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), considerado um banco de dados modelo e referência no País.
Pela manhã, os policiais da SSP do RJ estiveram na sede da SSP-SC, em Florianópolis, onde assistiram a uma apresentação da Polícia Científica de SC (PCI). Ainda nesta quarta-feira, eles visitarão os laboratórios da Polícia Científica, no bairro Itacorubi. O perito-geral adjunto da PCI, Douglas de Oliveira Balen, responsável pela apresentação, destacou as diretrizes do governo do Estado e as ações integradas que tornam Santa Catarina referência no enfrentamento à criminalidade.
“Sob a liderança do nosso governador Jorginho Mello, a gente se orgulha de ter a melhor segurança pública do Brasil. E isso se faz com muita integração entre as forças de Segurança”, assinalou, citando a importância de investimentos em tecnologia e inteligência como fundamentais para investigações policiais.
Nesta quarta-feira à tarde, os policiais do RJ visitarão a Polícia Militar de SC e conhecerão detalhes sobre a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência e outros pontos como gerenciamento de policiamento ostensivo. A visita se encerrará na quarta-feira, com apresentação da diretoria de Inteligência da SSP-SC.
“A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro foi recém criada com uma função nova de articulação entre as forças de Segurança do Estado. Santa Catarina tem know-how reconhecidamente nacional e internacionalmente e a gente vem aqui trocar experiências e aprender para levar todas as informações importantes ao Rio de Janeiro no combate e enfrentamento à criminalidade”, destacou o superintendente de Atividades Especiais da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, major Leonardo Novo. Ele realiza a visita ao lado do superintendente de Planejamento Integrado e Gestão da SSP do RJ, delegado Jader Amaral.
A atuação de forma integrada é um dos pilares do governo de Santa Catarina na segurança pública. Em maio, SC recebeu uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, que conheceu o “BO” (Boletim de Ocorrência) Integrado existente no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) de Santa Catarina.
O SISP catarinense
O SISP é utilizado pelas forças de Segurança pública de SC: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica, além da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, sendo mantido e desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).
Com o foco na integração, o sistema possui banco de dados, por exemplo, de identificação civil e prisional, ocorrências policiais, dados de CNHs e veiculares, mandados de prisões e de medidas protetivas, entre outros.
Assessoria de Comunicação
Diogo Vargas
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
O post Segurança Pública do Rio de Janeiro faz visita técnica às forças policiais de SC para conhecer sistemas de integração apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.