A paixão pelo Leão da Ilha foi exaltada por torcedores e dirigentes na sessão especial realizada nesta quinta-feira (31), às 19 horas, no Plenário Osni Régis, na Assembleia Legislativa. O idealizador da homenagem foi o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
O parlamentar contou a sua história com a agremiação. “Minha mãe nasceu no Balneário, no Estreito, então sou 50% manezinho. Morei perto do Estádio Adolfo Konder, conhecido como pasto do bode, quando estudava medicina na UFSC. Um dia vim de Jaraguá do Sul com quatro amigos e vi um gol maravilhoso do Evando contra o Corinthians”, disse o parlamentar, com o gol sendo mostrado no telão do plenário.
Dr Vicente exaltou o hino, composto em 1971 por Fernando Bastos e Luiz Henrique Rosa, citou cronologicamente conquistas e glórias do time e craques que marcaram época: Saul Oliveira, Cavallazzi, Zenon, Lico, Adilson Heleno e Marquinhos. Agradeceu a crônica esportiva, nas pessoas de Roberto Alves e Miguel Livramento, morto recentemente. “Esse Avaí faz coisa”, concluiu.
De família avaiana, o deputado Camilo Martins (Podemos) relatou episódios da infância no deslocamento de Palhoça à Ressacada e elogiou a torcida. “A maior torcida de Santa Catarina, que leva a paixão no peito no sofrimento e na alegria. Anos gloriosos à frente para o Avaí Futebol Clube.”
A sessão foi interrompida para a apresentação do hino do Avaí pelo coral da Casa, regido pelo maestro Reginaldo da Silva.
Representando as torcidas, Miriam Ribas Salvador, da Avaixonadas, declarou seu amor pelo time da raça. “Desde 2015 a torcida feminina acompanha o Avaí pelos estádios do Brasil. Respeitamos a diversidade e participamos de ações beneficentes por uma sociedade melhor e mais humana.”
“Um orgulho muito grande comandar o Avaí no seu centenário, clube em que passei momentos únicos em minha vida. Uma responsabilidade de todos os dias, trabalhamos duro, numa gestão moderna, para manter o clube organizado e competitivo”, afirmou o presidente, Julio Cesar Heerdt.
O dirigente informou que nesta sexta-feira (1º) o jornalista Miguel Livramento será homenageado com a Medalha Saul Oliveira.
História
Fundado em 1º de setembro de 1923, da reunião de um grupo de jovens que disputava partidas de futebol no bairro Pedra Grande, em Florianópolis. O Avaí foi o vencedor da primeira edição do Campeonato Catarinense, em 1924.
Também tem na sua história a conquista de uma competição nacional: a Série C do Campeonato Brasileiro de 1998. O clube conquistou 18 títulos catarinenses e carrega a marca de possuir a melhor campanha da história de Santa Catarina na Série A, quando terminou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009.
Homenageados
Avaí Futebol Clube
Torcida Mancha Azul – André Barreto
Torcida Avaixonadas – Miriam Ribas Salvador
Torcida Avaí Eterna Paixão – Valdinei Albino
Avaianos de Tijucas – Edson Dias
Avaí/FME – Equipe de Basquete do Avaí – Kenyo Nunes
Equipe de Ciclismo do Avaí – Diones Chinelatto
Clube Náutico Riachuelo – Equipe de Remo do Avaí – Fernando Amorim
Avaí Kindermann – Equipe de Futebol Feminino do Avaí – Edison Roberto de Souza
Presidente do Avaí Futebol Clube – Julio Cesar Heerdt
Presidente do Conselho Deliberativo do Avaí – Bernardo Corrêa de Sousa Pessi
Presidente do Conselho Fiscal do Avaí – Acácio Carreirão
Ivonira Ivone da Costa Carvalho – Funcionária mais antiga do Avaí e Diretora de Infraestrutura
João Carlos da Silva (Duca) – Roupeiro e funcionário mais antigo do clube
Haroldo da Silva – Torcedor avaiano que completa 100 anos este ano
Jornalista Miguel Livramento (in memoriam)
Jornalista Roberto Alves – Em nome de todos os jornalistas
Fonte: AGÊNCIA AL