A ginástica artística brasileira que brilhou muito nos Jogos Olímpicos de Paris teve os primeiros passos de sua história em um clube localizado em Santa Catarina. A Sociedade Ginástica de Joinville, fundada em 1858, foi a primeira do país a trabalhar com a modalidade. A instituição é também a mais antiga da América do Sul.
Com o passar dos anos, a Sociedade Ginástica de Joinville foi evoluindo com a criação da primeira turma masculina da modalidade no ano de 1868, além da celebração do centenário de Friederich Ludwig Jahn, considerado o pai da ginástica na história, e que tinha a sua imagem muito associada ao aprimoramento físico de seus jovens e ao mesmo tempo a importância de proporcionar recreação e harmonia social.
A técnica Tatiana Rocco, que atualmente coordena todo o projeto de Ginástica Artística de Joinville, explica a importância de atletas do nível de Rebeca Andrade elevarem o nível da modalidade, além de fazer história nas Olimpíadas.
A profissional tem grande experiência na ginástica artística e conta em entrevista para a Fesporte como o desempenho em Paris influencia a modalidade. “Para nós é muito importante este momento vivenciado pela Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris porque da muita visibilidade para a ginástica artística. Como sou natural de São Paulo, durante 15 anos, atuei como técnica de alto rendimento do Club Athletico Paulistano e tive contato muito próximo como Chico que é o treinador da Rebeca Andrade, inclusive encaminhando atletas para que trabalhassem com ele em projetos da seleção brasileira da modalidade”, explica a treinadora que é também presidente da Ginástica Artística de Joinville (Agajo).
Alfredo Penz
“O Alfredo Penz é uma pessoa também de muita história aqui na ginástica artística de Joinville e até hoje é o atleta mais velho do Brasil e segue competindo nas competições da sua categoria. Inclusive no fim do ano agora temos o campeonato brasileiro máster e que ele participa, o que mostra também a sua identificação e o amor pela modalidade. No esporte catarinense, o Alfredo também tem muita história já que participou de alguns eventos realizados pelo governo do estado como os Jogos Abertos de Santa Catarina”, complementa Tatiana.
A modalidade ginástica artística está presente nos eventos da Fesporte como Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Escolares de Santa Catarina e Jogos Abertos de Santa Catarina, o que mostra o desenvolvimento da modalidade realizado em Joinville e nas demais regiões catarinenses.
O post Sociedade Ginástica de Joinville foi pioneira na modalidade que emocionou o Brasil nas Olimpíadas de Paris apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.