A PC (Polícia Civil) de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Balneário Arroio do Silva, deflagrou uma grande operação na manhã desta quarta-feira (11), por volta das 6h. O objetivo era desmantelar uma associação criminosa especializada na prática de furtos em casas de veraneio, sendo cumpridos um total de dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão.
A operação contou com o auxílio de policiais civis de várias unidades que integram a 19ª DRP de Araranguá e, ainda, com o apoio da PM (Polícia Militar) de Araranguá e de Balneário Arroio do Silva. Segundo o relatório, nos últimos meses, a população do município registrou inúmeros boletins de ocorrência de crimes de furto em residência, os quais foram praticados com o mesmo modus operandi, mediante arrombamento durante a madrugada.
Supostos líderes da associação criminosa foram presos preventivamente:
Após uma série de diligências e apreensões, foi apontado que os furtos foram praticados por uma associação criminosa que possui entre os membros dois irmãos, de 18 e 24 anos, considerados líderes do grupo. Além disso, foram colhidas provas suficientes para justificar o indiciamento deles pela prática de pelo menos 10 furtos, os quais foram praticados entre julho e agosto deste ano. Ainda, foram colhidos elementos de autoria que demonstram a participação de cerca de três suspeitos em parte dos furtos investigados.
Nesta manhã, os policiais deram cumprimento aos mandados, prendendo preventivamente os irmãos. Também foram recolhidos diversos bens de origem duvidosa, possivelmente oriundos de furto, além de um vasto material que permitirá a continuidade das investigações, como eletrônicos e vestes utilizadas pelos autores durante a prática dos crimes.
Ainda, durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão na Comarca de Araranguá, os policiais encontraram e apreenderam uma arma de fogo (revólver calibre .38) e 14 munições do mesmo calibre, resultando na prisão de um terceiro indivíduo em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com o delegado de Polícia, Juliano Baesso, que coordenou a operação, o combate aos crimes de furto vem sendo um dos principais objetivos no início da gestão frente à Delegacia de Polícia de Balneário Arroio do Silva. Há vários objetos oriundos de furto apreendidos na Delegacia de Polícia de Balneário Arroio do Silva e os cidadãos devem ir ao local para fins de reconhecimento e recuperação dos seus pertences.
nd+