Previsão é de sol entre nuvens, mas com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e a noite na maioria das regiões catarinenses
Entre o final da manhã e o início da tarde desta terça-feira (15), uma área de baixa pressão que se desloca para Santa Catarina favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, o sistema se desloca e leva a instabilidade para as demais regiões catarinenses, de acordo com a Defesa Civil estadual.
No início do dia, a circulação marítima mantém a presença de nuvens nas áreas do Leste do Estado, onde há condições para chuvas fracas passageiras ao longo da manhã.
O Grande Oeste catarinense se diferencia das demais regiões, onde haverá predominância de sol entre nuvens. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, também há chances para abertura de sol, com bastante nuvens e chuva fraca e isolada.
Nas demais regiões, a previsão é de sol com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, de forma isolada e mal distribuída. Há também risco para temporais isolados no Oeste catarinense.
As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 21°C nas áreas costeiras e no Extremo Oeste. No restante do Estado, elas marcam entre 9°C e 18°C.
As máximas oscilam entre 18°C e 23°C no leste de Santa Catarina, e no Grande Oeste e Planalto Norte, marcam entre 21°C e 33°C. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar de 23°C a 27°C.
Os ventos soprarão em sentido nordeste, com rajadas entre 40 e 60 km/h pelo Estado, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis Serrana, onde as velocidades podem ser pontualmente maiores.
O mar fica agitado no Litoral Sul, com ondas de direção nordeste, alturas entre 2 e 2,5 metros e picos de até três metros em alto mar, com risco de baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Defesa Civil/SC