O 1º gel anticoncepcional masculino do mundo, o ADAM, apresentou 99% de eficácia em testes clínicos iniciais. O produto pode estar disponível para venda até 2027. A informação foi dada pelos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do anticoncepcional.
O gel anticoncepcional foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline, dos EUA, para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem nas ejaculações.
O pesquisador Kevin Eisenfrats, líder da Contraline, descreve o gel anticoncepcional como um “DIU para homens” porque espera que seja duradouro, mas reversível.
“Prevemos que nosso primeiro produto seja algo que os homens possam obter a cada um ou dois anos. Obviamente, faremos ensaios clínicos para provar que é eficaz durante esse período de tempo”, afirmou Eisenfrats em entrevista na última quinta (04).
O estudo clínico foi realizado com 23 homens da Austrália. Mais de 1,5 mil voluntários de diferentes idades se candidataram.
O gel anticoncepcional foi injetado no canal deferente deles em uma consulta médica após receberem uma anestesia local. O procedimento durou aproximadamente 15 minutos.
Os médicos dos EUA fizeram uma pequena incisão abaixo do escroto dos participantes para ter acesso ao ducto deferente.
Depois que o gel foi injetado, o tubo foi reinserido no corpo e o corte, fechado.
Todos os participantes continuaram a ter ejaculações normalmente, mas a contagem de espermatozoides caiu de 99% a 100% apenas 1 mês após o procedimento anticoncepcional.
O 1º ensaio clínico não testou a eficácia do gel anticoncepcional masculino na prevenção da gravidez ou se ele é reversível.
Fonte: Gazeta Brasil
Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil