Foto: Trato por Criciúma / Acervo CASAN
Sobrecarga da rede de coleta da CASAN, extravasamento nas ruas e prejuízo no tratamento são alguns dos problemas provocados pela conexão inadequada da água da chuva no sistema de esgoto.
O alerta vem sendo reforçado pela equipe do Trato por Criciúma, que faz um trabalho de fiscalização, orientação técnica gratuita e diálogo com a população. “A água da chuva não pode ir para a rede de esgoto, pois sobrecarrega o sistema da CASAN, criando o risco de causar transbordamentos. A sobrecarga na rede coletora de esgoto também pode provocar o retorno para as residências”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.
Durante as inspeções do Trato, os profissionais verificam todos os pontos que geram esgoto nos imóveis e se a conexão é adequada com a rede de coleta da CASAN. Também verificam se a água da chuva está direcionada para a rede de drenagem, infraestrutura operada pela Prefeitura.
Fique atento
Operada pela CASAN, a rede coletora de esgotos recolhe as chamadas “águas cinzas” dos imóveis, levando para as estações de tratamento. É nessas unidades que a água das diversas atividades diárias é depurada, antes que o efluente final seja devolvido ao ambiente.
Todo imóvel precisa contar com duas saídas: uma para o esgoto, que recolher os resíduos de vasos sanitários, chuveiros, pias e tanques, e outra para a água da chuva que escorre pelas calhas e pelos ralos. Essa última deve conduzir até o bueiro, onde a água segue para as galerias pluviais e, por fim, chega a rios, córregos ou ao mar.
As redes de drenagem também são estruturas de grande importância, pois devem garantir o adequado escoamento da água da chuva, evitando que as ruas das cidades sejam alagadas em períodos chuvosos.
Contato Trato por Criciúma
A partir de uma abordagem que associa vistorias, orientação técnica gratuita e ações de conscientização, o projeto da CASAN tem como objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental de Criciúma. A execução é da empresa Tec Civil Construções.
O Trato por Criciúma tem sede na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3413-6410 (WhatsApp).
Clique na imagem para ampliar o folder:
O post Trato por Criciúma alerta para separação entre água da chuva e esgoto apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.