O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Em Santa Catarina, 18 cidades receberam o selo “Atenção Primária de Qualidade”,que além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada no sistema de saúde.
Entre os premiados do Estado, três municípios são da região AMAI, Bom Jesus, Lajeado Grande e Vargeão.
São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os 5.570 municípios serão avaliados para receberem o selo APS de Qualidade. O Ministério da Saúde encaminhará a certificação aos gestores que atingiram bons resultados em 2020.
Dentre os critérios estão:
Consultas de pré-natal; Atendimento odontológico na gestação; Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; Cobertura de exame citopatológico; Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; Acompanhamento de pessoas hipertensas; Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.