O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó/SC, enfrentou problemas com as fortes rajadas de vento que atingiram a região na manhã desta segunda-feira (4). Dois voos comerciais que vinham de São Paulo tiveram dificuldades para pousar e um deles precisou voltar para a origem.
O avião da Latam Airlines Brasil, que partiu do Aeroporto Internacional Guarulhos às 8h35, tentou pousar em Chapecó às 10h10, mas não conseguiu devido ao vento. O Airbus A320-214 deu várias voltas na cidade e depois retornou para São Paulo.
Já o voo da Gol Linhas Aéreas, que saiu de São Paulo às 9h05, conseguiu aterrizar em Chapecó às 10h51, com seis minutos de atraso. O Boeing 737 também ficou orbitando na região antes de pousar. Isso também aconteceu em Passo Fundo/RS.
A Voe Xap, empresa que administra o aeroporto, disse que o avião não pousou em razão das condições climáticas. “A previsão da companhia é que a aeronave retorne a Chapecó ao longo desta segunda-feira. No momento, o Aeroporto está operando normalmente”, diz a nota enviada no fim da manhã.
A situação climática em Chapecó foi causada pela formação de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma frente fria. A cidade teve chuva forte e abafamento nas últimas horas. Às 11 horas, segundo o Agroconect da Epagri/Ciram, as rajadas eram de 47 km/h.
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o risco alto de temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo em todo o Estado, nesta segunda.
Fonte: ND+