Depois de episódios de passagem de ar polar pelo país no início do inverno, parte do Brasil verá as temperaturas subirem nos próximos dias. Conforme a previsão do Climatempo, as temperaturas começarão a subir amanhã (18). Clima se estenderá até a próxima quinta-feira (25). De acordo com informações do Uol, uma nova massa de ar quente se estabelecerá na faixa central do Brasil nos próximos dias, segundo o Climatempo. O maior efeito será no começo da semana que vem em estados como São Paulo, que pode ter 28ºC de máxima na segunda (22). O responsável por contribuir para a estabilização dessa massa de ar quente é um novo bloqueio atmosférico.
“O sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo.”
Isso bloqueia o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil, impede a formação de grandes nuvens de chuva e favorece o aumento das temperaturas. Esse período com as temperaturas mais elevadas será sentido principalmente à tarde, por isso é chamado de “veranico”. Mesmo com o aumento das temperaturas durante as tardes, as noites e madrugadas continuarão frias. Isso acontece devido ao período mais curto de horas de sol e, consequentemente, à menor incidência de radiação solar. Em partes dos estados do Rio Grande o Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, a elevação das temperaturas será menor, com máximas entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o de costume para a época.
Até 7ºC acima do normal
Já em áreas do oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas será maior. Os termômetros devem marcar valores acima de 5ºC — podendo chegar a até 7ºC — acima da média para o mês de julho.
Fonte: SCC10.