Na sessão ordinária de terça-feira (20), o vereador Julio Grasel solicitou que através do departamento de engenharia do município sejam feitos estudos de alterações no plano diretor. Solicitou ainda que seja promovida audiência pública para debater com a sociedade as possíveis alterações, especificamente:
Alteração nos recuos das construções de quatro para dois metros de testada, consequentemente aumentando assim a taxa de ocupação do imóvel;
Construções na área central que hoje é exigido dois pisos para um piso, mas com pé direito com metragem mínima estipulada;
“O plano diretor do município é extenso e antigo. E tem várias situações que temos que mudar. A gente tem que se adaptar à realidade de hoje. A sugestão que estou dando sobre os recuos é a minha visão. Se tivesse uma audiência pública eu estaria aqui dando a minha opinião. Sobre os recuos nas construções, tu vai fazer uma casa e tem que deixar 4 metros na frente de recuo. No passado os terrenos tinham um padrão bem maior, 500, 770 metros quadrados. Hoje o padrão é 300 metros quadrados. Tem alguns que são ainda menores. Se fizer uma casa de 60, 70 metros num terreno desses, deixando esses recuos você fica com uma casa muito pequena”, apontou.
O vereador sugere que seja feita uma audiência pública para levar algumas sugestões para serem votadas pela sociedade e que posteriormente sejam ajustadas tais mudanças no plano diretor.
“Sei que a engenharia já está em estudos há muito tempo, mas é um plano diretor extenso. O que eu sugiro é que sejam feitas algumas ideias de alterações agora no início, que se faça uma audiência pública pra pegar as opiniões das pessoas pras próximas alterações. E que a gente siga alterando constantemente o plano diretor pra melhorar a mobilidade urbana e as construções. Outra situação é sobre as construções na área central que não podem ter menos de dois pisos. No meu entender, se eu quiser construir uma garagem de veículos, porque é que eu tenho que fazer dois pisos? Se é teu empreendimento você faz como quer. Claro, com uma metragem mínima estipulada. Não faz dois pisos, mas um pé direito alto pra não ficar muito feio na região central”, finalizou.
Fonte: Câmara de Vereadores de Xaxim