O excesso de chuva das últimas horas causou alagamentos em ruas do município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, e invadiu imóveis e veículos durante a madrugada desta quinta-feira, dia 19. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender várias ocorrências.
O cabo Prudêncio, chefe de socorro dos bombeiros do município, diz que a situação está estabilizada, mas as ruas permanecem alagadas. Ele informa que os locais mais atingidos foram o bairro Vila União, o interior do Pasto Trancado, o bairro Bortolon, bairro dos Esportes e também o Centro da cidade.
Entre as ocorrências atendidas, foram resgatadas cerca de 10 famílias, incluindo idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais, como um cadeirante. “Nos empenhamos nessa noite com as viaturas, uma embarcação e uma ambulância também para dar suporte. A Defesa Civil também se fez presente, auxiliando nas ocorrências e isolando alguns locais”, conta.
O Rio Xanxerê transbordou. Os prejuízos se concentram em casas, comércios e veículos que ficaram alagados. O número de imóveis atingidos ainda é contabilizado pela Defesa Civil.
O cabo orienta que mesmo com a diminuição da chuva, as ruas permanecem alagadas e a população deve ter cuidado ao transitar pelos locais. “Nosso pessoal está trabalhando com barco, que voltou ontem de Rio do Sul, na rua Irineu Bornhausen, Centro de Xanxerê”, completa Prudêncio.
A Defesa Civil divulgou uma tabela com os maiores volumes de chuva na região. Em Xanxerê foram mais de 115 milímetros de precipitação em um intervalo de 24 horas.