Uma semana após causar estragos em Santa Catarina, a chuva voltou a castigar o Litoral Norte do Estado na madrugada desta segunda-feira (26). Os alagamentos atingiram, principalmente, cidades como Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, que também tiveram registros de deslizamentos nas últimas horas.
Na última atualização, no início da manhã, Itajaí foi o município com maior acumulado de chuva nas últimas 12 horas, com 120 milímetros. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de SC em Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso, houve registros de alagamentos em muitos pontos da cidade e o município ainda realiza o levantamento dos estragos.
Por volta das 2h30 o túnel do Morro do Boi,km 140 da Br 101 sentido sul em Balneário Camboriú,foi interditado devido a deslizamento de terra e água na pista.Concessionária Arteris trabalhando para remover os detritos.Neste momento, o trânsito está fluindo por uma das duas faixas. pic.twitter.com/HvMkmESVrq
— Cristian Delosantos (@cdelosantos) December 26, 2022
Em Balneário Camboriú, o acumulado foi de 118 milímetros em 12 horas, o que piorou a situação do município que já sofria com as ocorrências na região do Morro do Boi desde a semana passada. Durante a manhã, houve bloqueio na marginal na BR-101, na altura do km 131, assim como as avenidas Panorâmica, das Flores e Santa Catarina.
Camboriú também foi uma das cidades mais atingidas, com 113 milímetros de chuva. Uma das imagens divulgadas pela Defesa Civil mostra um carro abandonado no meio do alagamento, com água na altura das janelas.
Além disso, outros municípios do Litoral Norte, como Itapema, Navegantes e Porto Belo ainda tiveram registros de alagamentos, segundo a Defesa Civil. Na Grande Florianópolis, houve 86 milímetros de chuva em Tijucas, o que causou alagamentos pontuais na cidade.
Previsão de mais chuva durante a semana
A segunda-feira amanheceu com chuva entre a grande Florianópolis e o Vale do Itajaí. A Defesa Civil afirma que há risco muito alto para alagamentos e deslizamentos por causa dos acumulados registros durante a madrugada.
A passagem de uma frente fria por Santa Catarina provoca chuva pontualmente intensa e temporais isolados, com raios rajas de vento e eventual queda de granizo durante o dia do Meio Oeste até o litoral.
Na terça-feira (27), a previsão do tempo indica que o amanhecer deve ser nublado, com chances de chuvas fracas e isoladas. Porém, a partir da tarde devem se formar temporais e chuvas intensas e volumosas, principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. As temperaturas podem passar de 36°C no Oeste.
O tempo deve seguir instável até quarta-feira (28), de acordo com a Defesa Civil. O órgão aponta que há risco de temporais e chuva intensa no Extremo Oeste entre a madrugada e a manhã, com deslocamento para as demais regiões do Estado ao longo da tarde.
Na quinta-feira (29), o tempo deve ficar firme por causa de um sistema de alta pressão. No entanto, a sexta-feira (30) já deve ter novamente a aproximação de novas instabilidades que geram o risco de pancadas de chuva com trovoadas no Estado, segundo a Defesa Civil.
Fonte: NSC Total