A cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense, foi palco do 4º Cicloturismo Campina da Cascavel neste domingo, dia 27. O evento reuniu quase 500 ciclistas de todas as idades em uma jornada de diversão e esporte ao ar livre.
Entre os participantes, pais e filhos pedalaram juntos pelos trajetos de 15, 25 e 40 km, promovendo momentos de lazer e incentivando a prática de atividades físicas. No caso de Sidiomar Guisolphi, de 38 anos, não foi diferente. A pequena Sara Guisolphi, de 2 anos, acompanhou os pais durante a pedalada de 25 km.
A família, que é de Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense, conta que a ideia surgiu após os pais perceberem que não tinham tempo para fazer atividades físicas e ficar com a filha.
“A gente tem uma barbearia em Faxinal e os nossos horários são de manhã tarde e até noite. Então de manhã fica no vô, de tarde na creche, e a gente tem um tempo para ela à noite, que daí logo ela vai dormir, então para a gente conseguir aproveitar e conseguir ter uma atividade física conseguimos conciliar levando ela junto, né?”, conta Sidio.
Ao pesquisar sobre o assunto, o pai encontrou, na internet, um carrinho para adaptar atrás da bicicleta, onde a criança pode ficar sentada dentro, em segurança
“Assim a gente consegue ter as primeiras experiências. Agora ela tem dois anos, então já consegue se afirmar mais e conseguimos fazer trajeto mais longos. Antes, eu andava mais na cidade, agora já estamos conseguindo fazer 15, 20, hoje foi feito 25 km, né? E a ideia é ir fazendo mais e mais quilometragem e levando ela junto, que daí a gente consegue tá acompanhando e ela participando”, explica o pai.
“Daqui a pouco mais ela vai pra pra caroninha da bike e vai evoluindo. Logo ela tá ela pedalando também e essa é a ideia. O tempo passa rapidão, quando vê, já estão grandes. Porque chega o final de semana a gente ficava com o coração partido, né? Praticar atividade física que faz bem ou ficar com ela. Assim a gente consegue conciliar as duas coisas, né? Enquanto isso, a gente tá se divertindo, passeando. Esse é o principal objetivo, aproveitar essa idade dela a conviver mais com ela, fazer o papel de pai e mãe de verdade”, finaliza Sidio.
Além de acompanhar os pais, o passeio também é um incentivo para a prática do esporte.
Oeste Mais