As forças de segurança pública de Santa Catarina estão em alerta. Diversos ataques criminosos se espalham pela Grande Florianópolis, neste sábado. Carros foram queimados, vias trancadas e tiros trocados entre bandidos e a Polícia Militar (PM). Logo após o início das ocorrências, a Polícia Civil abriu um gabinete de crise para atuar nas investigações e resposta aos crimes. Até o momento, um fato tem sido apontado como o principal para o começo dos ataques: uma tentativa de invasão criminosa em uma comunidade no Norte da Ilha.
O fato teria ocorrido na manhã deste sábado, no Papaquara, que fica perto da UPA Norte e do Tican. Os pontos de drogas do local seriam dominados por uma facção criminosa paulista. No entanto, uma facção catarinense teria tentando invadir e dominar o local, o que gerou troca de tiros.
A Polícia Militar (PM) esteve no local e três homens foram presos. Uma quarto envolvido teria sido levado à UPA Norte após ter sido baleado no confronto de facções. Depois disso é que os ataques se iniciaram na Grande Florianópolis.
As polícias apuram o motivo pelo qual os criminosos teriam ordenado a sequência de ocorrências. Os comandos das Polícias Civil e Militar, além dos Bombeiros Militares, já atuam no caso. O helicóptero da PM foi acionado, enquanto a aeronave da Polícia Civil, que fica em Criciúma, também já se desloca para a região.
Assista a gravações dos ataques:
NSC