Cerca de 40 bombeiros estão há mais de 24 horas resfriando três tanques cheios de combustíveis próximos a outros quatro que estão sendo destruídos por um incêndio em uma distribuidora de combustíveis, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O incêndio começou na manhã de segunda-feira (13).
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao todo, são nove tanques com 6,9 milhões de litros de produtos, incluindo gasolina, etanol e diesel, sendo resfriados. Destes, três que estão na linha direta do fogo recebem um trabalho especial das equipes. Neles, é mantida uma temperatura inferior a 50 °C.
“O foco da corporação é manter o controle das chamas nestes tanques já rompidos, até que o incêndio seja combatido por completo”, diz o órgão. Equipes de SC e RS atuam 24 horas na ocorrência, com o apoio de caminhões-pipa de prefeituras e empresas privadas.
A expectativa é de que as chamas sejam controladas até o fim da tarde desta terça-feira (14). Os quatro tanques incendiados tinham 1,8 milhão de litros de líquido inflamável.
“Aqueles tanques que estão queimando, é humanamente impossível apagar, porque é uma quantidade de fogo muito grande. Fogo em líquidos inflamáveis não se combate com água”, diz o sargento Duan Pedroso.
Entre os internautas, surgiu a dúvida se há ainda risco de explosões entre os tanques preservados em razão do incêndio. O coronel Maico Alcântara explica que esse risco é muito baixo.
Assista ao vídeo abaixo: