Na noite de quarta-feira (20), uma ação da Polícia Militar de Içara, no Sul de Santa Catarina, revelou um grave esquema de redução à condição análoga à escravidão e tráfico de drogas. A ocorrência teve início quando os policiais abordaram um veículo com excesso de passageiros na Avenida Procópio Lima.
Durante a abordagem, os militares identificaram um dos passageiros, um homem de 36 anos, que estava foragido da Justiça por furto. Ao ser encaminhado ao Presídio Santa Augusta, ele revelou detalhes sobre as condições de trabalho em uma lavoura de fumo, onde, segundo ele, recebia drogas, alimentação precária e moradia insalubre como pagamento pelo serviço.
A denúncia levou a PM a realizar uma diligência em uma casa no Loteamento Antônio Lima, também em Içara. No local, os policiais encontraram homens em condições degradantes, semelhantes àquelas descritas pelo foragido. Além disso, foram apreendidas substâncias ilícitas, incluindo crack, cocaína e maconha.
A operação culminou na prisão em flagrante de três suspeitos, um homem de 59 anos e seus dois filhos, de 21 e 22 anos. Eles foram detidos e encaminhados à Polícia Federal, onde os procedimentos legais continuam. As vítimas também foram levadas para os devidos cuidados e procedimentos.
O caso está sendo investigado, e a Polícia Militar segue trabalhando para apurar todas as circunstâncias envolvidas nesse crime grave de redução à condição análoga à escravidão, bem como a conexão com o tráfico de drogas.