Durante a noite de segunda-feira (20), a barragem localizada nas proximidades da ERS 240, em Capela de Santana, município do Rio Grande do Sul, cedeu, conforme divulgado no Instagram da Prefeitura Municipal.
O rompimento da barragem, que já vinha apresentando acumulação de água em suas margens, representa um risco iminente de alagamentos, nas margens dos Arroios Mineiro e Amoras, trilhos, estação, arrozeira e outros pontos próximos.
A Defesa Civil de Capela de Santana relatou que, ao final da tarde desta segunda-feira (20), observou-se um abalo na pista devido ao colapso no dispositivo de drenagem, resultando em um aumento significativo da vazão da água que estava represada nas margens da rodovia em direção aos Arroios Amoras.
O que diz a Defesa Civil?
Diferente do comunicado publicado pela Prefeitura municipal, a Defesa Civil municipal de Capela de Santana, relatou que o incidente não envolveu uma barragem, mas sim o rompimento de um acúmulo de água em um dos lados da rodovia. Esse rompimento danificou a galeria, causou danos ao asfalto e resultou em alagamentos no lado oposto da pista.
A Defesa Civil local tomou medidas preventivas e informou os moradores, aproximadamente 25 famílias, sobre a situação. As autoridades municipais continuam monitorando de perto a situação no local.
Fonte: SCC10