Xanxerê – A Vigilância Sanitária de Xanxerê precisou intervir no velório de um idoso de 83 anos, que ocorria na manhã desta quinta-feira (23), em Xanxerê. O idoso era considerado paciente com suspeita de Covid-19 e recebeu alta na quarta-feira (22), mas acabou falecendo durante a noite. Na manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado positivo do exame.
Mesmo em caso de suspeita de Covid-19, não é permitida a realização de velório das vítimas, pelo risco de contaminação com o vírus. Em nota a Prefeitura de Xanxerê se pronunciou sobre o assunto.
“A Vigilância Sanitária do município de Xanxerê foi notificada por volta das 8h30min desta quinta-feira (23) de que estaria ocorrendo um velório de uma vítima suspeita de Covid-19. Assim que tomou conhecimento dos fatos, foi ao local e fez a interdição do mesmo, determinando o imediato sepultamento da vítima. O município está apurando os fatos para saber onde pode ter ocorrido a falha na informação que gerou o velório. O resultado do teste para Covid-19 desta vítima só chegou na Secretaria Municipal de Saúde por volta das 8h10min, mas mesmo assim o velório não poderia ter acontecido, pois em casos suspeitos também não pode haver velório”, declarou a Prefeitura de Xanxerê.
O Hospital Regional São Paulo, onde o idoso ficou internado, também divulgou uma nota de esclarecimento. Confira:
O Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, informa que o paciente em questão estava sob cuidados paliativos, em decisão conjunta entre equipe médica e familiares, devido a irreversibilidade do quadro. Foi opção da família levá-lo para casa, para que recebesse atenção e conforto em seus últimos momentos próximos aos familiares. A prática é comum para pacientes paliativos.
A Vigilância do município foi informada sobre a alta via e-mail, conforme acordo previamente estabelecida entre os órgãos, antes do paciente deixar o hospital, para que pudesse acompanhar o caso. Importante destacar que no momento da alta ainda não havia chegado o resultado do Lacen do exame para Covid-19, porém, a família foi orientada pela equipe sobre como proceder tanto quanto aos cuidados de isolamento domiciliar e manuseio do paciente, como em caso de óbito, por se tratar de um paciente suspeito de Covid-19.
Fonte: TUDO SOBRE XANXERÊ