Pesquisadores descobriram a presença de vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia, no Hemisfério Norte. De acordo com o SBT News, os pesquisadores acreditam que esses vírus podem ser uma maneira de controlar a proliferação das algas da neve.
“Não sabemos muito sobre os vírus, mas acho que eles poderiam ser úteis como forma de aliviar o derretimento do gelo causado pela proliferação de algas. Quão específicos eles são e quão eficientes seriam, ainda não sabemos. Mas, ao explorá-los mais a fundo, esperamos responder a algumas dessas questões”, disse a pós-doutoranda Laura Perini, do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Aarhus. Perini e colegas foram responsáveis pela descoberta do vírus vivendo ao lado das algas no gelo.
A descoberta foi publicada no mês passado na revista científica Microbioma. Os vírus gigantes foram identificados pela primeira vez em 1981 no oceano, onde infectavam algas verdes. O caso da Groenlândia é a primeira vez que esses organismos foram encontrados na superfície do gelo e nunca dominados por microalgas. Perini explicou que os vírus gigantes não podem ser vistos a olho nu.
Fonte: SCC10