Segundo o Procon de São José, o estelionatário se passou por funcionário de uma instituição bancária e conseguiu convencer a mulher a entregar o cartão
Uma idosa que foi vítima do golpe do cartão em São José, na Grande Florianópolis, conseguiu garantir o ressarcimento de R$ 28 mil. Segundo o Procon, a vítima estava em situação de vulnerabilidade e teve os valores integralmente ressarcidos pelo banco.
Como aconteceu o golpe do cartão
A idosa foi vítima do golpe do cartão em sua própria casa. Um homem, que dizia ser representante de uma instituição bancária, abordou a mulher em sua residência e alegou que precisava recolher o seu cartão pois ele havia sido clonado.
A idosa, em situação de vulnerabilidade, entregou o cartão para o homem. Após enganar a vítima, o estelionatário fez inúmeras compras com o cartão da idosa, chegando ao valor de R$ 28 mil.
A instituição bancária inicialmente alegou que não houve falha de segurança. Mas, após mediação do Procon de São José, a instituição, em caráter excepcional, ressarciu o valor integral à vitima do golpe do cartão.
Como evitar o golpe do cartão
- Desconfie de mensagens e telefonemas de remetentes desconhecidos
- Desconfie de ofertas que pareçam muito vantajosas
- Nunca clique em links duvidosos e de origem desconhecida
- Nunca forneça seus dados pessoais e bancários a desconhecidos
- Busque informações nos canais oficiais das instituições
- Se ficar em dúvida, acione seu banco ou operadora de cartão de crédito
- Se perceber que caiu em um golpe, registre um boletim de ocorrência e bloqueie seu cartão imediatamente
- Informe seu banco para tentar recuperar o valor perdido através do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Contato Procon de São José
- Avenida Beira-Mar de São José, ao lado do Centro Multiuso;
- E-mail: proconatendimento@pmsj.sc.gov.br;
- Telefone: (48) 3288.4393;
- Whatsapp: (48) 99679-1944;
- Atendimento: De segunda a sexta-feira, por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio, das 12h às 18h.
ndmais