O município de Xanxerê confirmou nesta segunda-feira, dia 6, o primeiro caso de dengue do ano. Trata-se de uma mulher de 34 anos, moradora do bairro Pinheiro, que contraiu a doença em Florianópolis e chegou de viagem no dia 28 de janeiro.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a moradora relata que os sintomas começaram ainda no dia 27 de janeiro. Quando ela chegou em Xanxerê, procurou pela Unidade de Saúde para consultar. Um exame confirmou a doença.
Xanxerê registra até o momento 84 focos do mosquito da dengue, sendo dois no bairro Pinheiro, onde mora a mulher. As agentes de combate às endemias já vistoriaram cerca de 14 mil imóveis em 2023, fazendo o tratamento nos locais onde foram encontrados focos do mosquito.
A Vigilância Epidemiológica reforça que a dengue é transmitida pela picada do Aedes aegypti e caracteriza-se por febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e surgimento de manchas vermelhas pelo corpo. A doença pode causar morte. Ao apresentar dois ou mais sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para avaliação médica.
Evite a proliferação do mosquito
▪ Não deixe água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;
▪ Mantenha lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
▪ Limpe os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;
▪ Retire a água de plantas que acumulam água, como as bromélias;
▪ Mantenha as piscinas sempre limpas;
▪ Limpe calhas;
▪ Mantenha caixas d’água e cisternas tampadas;
▪ Descarte adequadamente objetos que acumulam água.
Fonte: Oeste Mais