Anos de sonhos e muito planejamento. Assim pode ser definida a preparação para o primeiro curso de formação de adultos realizado no Campo Escoteiro Padre Edgard (CEPE), em Xaxim/SC. O curso Avançado, último na linha de formação de adultos que antecede aos Cursos Nacionais de Gestão de Adultos (CNGAs), que foca oferecer experiências práticas para desenvolver habilidades de acordo com a Política de Adultos no Movimento Escoteiro (PNAME), envolveu participantes dos Ramos Lobinho e Escoteiro de Santa Catarina e do Paraná, de 12 a 15 de outubro de 2023, e promoveu uma grande integração, sinergia e companheirismo entre equipe de formadores e cursantes.
Motivado pelo presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Narcizo Saffério Giraldi, o xaxinense Rudinei Frese, que integra a Equipe Regional de Gestão de Adultos (ERGA), de Santa Catarina, teve o privilégio de dirigir o primeiro curso no CEPE do Ramo Escoteiro.
Normalmente os cursos de nível Avançado são realizados na capital, Florianópolis, devido à grande exigência de infraestrutura e de formadores. Diante disso, estrear no Campo Escoteiro Padre Edgar, em Xaxim, exigiu maior velocidade para a conclusão das obras, adquirir mobiliário, e utensílios, bem como eletrodomésticos e outros materiais para dar total condições de realizar o evento.
Fora isso, elaborar o próprio programa educativo, adequando à realidade local e de forma a atender às expectativas, por si já foi um desafio. O próximo grande desafio é sediar um curso em nível nacional, explicou o diretor, Rudinei Frese.
“Eu queria muito fazer esse curso e nunca conseguia, por um motivo ou outro. Acho que era para ser aqui. Sentir a energia dessa turma, dos formadores e de toda a equipe de serviço. Acho que esse momento reuniu as pessoas certas para ficar na história e comprovar a necessidade deste Campo Escoteiro. Além disso a natureza desse local e a energia parecem mágicos. Nossa jornada também foi muito marcante. Vivemos momentos que ficarão em nossas memórias para sempre. Obrigado, Patrulha Cuco, obrigado, Rudinei, nosso diretor, e a todos os envolvidos”, disse o escotista Glauco Alexandre Klitzke.
O diretor destacou que o nível avançando exige muito, tanto dos formadores, quanto dos cursantes e, por ser o primeiro no CEPE, não havia experiências anteriores para servir de exemplo e evitar contratempos. Além disso, parte da estrutura física dos galpões do CEPE necessitava de conclusão. No entanto, tudo ocorreu bem.
Além de ser o primeiro curso avançado em Xaxim e no CEPE, outros pontos ficaram evidenciados e deixaram a marca registra, como a matriz do curso, estruturada para oferecer o máximo de experiências e oportunidades de colocar em prática o conhecimento e desenvolver habilidades no modelo de ensino por competências e gestão com foco em resultados, tendências contemporâneas muito exigidas no mercado de trabalho e contexto educacional, formal e não formal.
A região escoteira de Santa Catarina agradeceu o trabalho do diretor e formadores, bem como a todos que tornaram esse curso possível. E aos cursantes, de todas as regiões do estado, parabeniza e deseja uma ótima prática supervisionada, para então concluir mais essa etapa da formação escoteira e conquistar a Insígnia de Madeira. O Grupo Escoteiro Áquila, de Xaxim, orgulha-se de seu diretor por contribuir também com a região escoteira e com a formação de adultos voluntários de todo o Estado.