Por Renan Cesar
A empresa CRI recolhe diariamente em Xaxim cerca de 20 toneladas de lixo. Para manter as ruas limpas, a empresa criou um roteiro com horários especiais, incluindo os feriados. A coleta é realizada em toda a cidade e depositada no aterro sanitário da empresa que está localizado na linha Pedro Guerreiro. A seleção, além de ser fundamental para o meio ambiente, contribui na geração de empregos.
“A CRI assumiu recentemente o setor de separação do lixo que antes era terceirizado. Com essa atitude, partimos do aproveitamento de 30% para 80% do lixo, isso significa diminuição do crescimento do aterro e melhor rendimento dos materiais”, explicou Nelci Nascimento, diretor da empresa na cidade de Xaxim.
São 18 profissionais que atuam na seleção, das 07h30 às 11h30 e das 12h40 às 17h18, separando o lixo para ter o máximo de aproveitamento. O resíduo sólido que não pode ser reciclado, reutilizado ou aproveitado de outra forma, vai para o aterro, um ambiente amplamente fiscalizado pelos setores de vigilância sanitária.
Sustentabilidade
Além do trabalho realizado na separação do lixo, após determinação do Ministério Público, a CRI iniciou um sistema de compostagem com o lixo orgânico e com os galhos recolhidos pela cidade.
A compostagem realizada no aterro de Xaxim, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.